sexta-feira, 8 de junho de 2007

Manual para ser Brasileiro....

- Puta quil pariu ....
Foi o que eu disse quando recebi a carta assinada e selada pelo Chefe. Como resposta recebi um:
- Sabia que tinha escolhido certo, o garoto já começou bem.
A carta dizia tudo para a minha descida e nascimento, nela vinham algumas informações como os meus futuros pais, prováveis nomes, informações gerais, esse tipo de coisa desses formulários que recebemos antes de descer.
Mas não acreditei quando vi no final o destino: Brasil
- Puta merda... logo o Brasil.
Senti cada vez mais a satisfação Dele, e os comentários de seus assistentes.
- Ele se superando cada dia mais, essas escolhas cada vez nós ficamos mais tranquilos, Ele sempre acerta.
- (grandes puxa-sacos). Pensei
Resolvi catar alguma informação desse país, e não precisei procurar muito já achei tudo o que precisava, "O Manual do Brasileiro". Cantava uma cuíca cada vez que se abria o mesmo.
- Porra que sorte. foi tudo que eu disse. E comecei a lê-lo:
Parágrafo Zero -- Orgulho
Você deve tentar ao máximo em se orgulhar dessa pátria, mas não pode demonstrar, você deve desdenhar a história e os feitos desse povo (tanto os bons quanto os ruins), na verdade você vai dar mais valor aos ruins e por isso vai resmungar e sempre dizer que é um infeliz por ser mais um Brasileiro, numa nação onde ninguém faz nada para melhorar (veja mais no parágrafo Problemas). Chingar não é anormal e inclusive recomendado.
Parágrafo Hum -- Estrangeiros
"Você não podia estar em lugar melhor, belas mulheres, samba, futebol, festa o ano todo. Precisa conhecer o carnaval."
Use essa frase sempre que encontrar um gringo, os olhos dele vão brilhar, você vai gostar mais ainda.
Tente falar a língua dele e ensine a falar algum palavrão, voce estará se mostrando um bom brasileiro.
Não fale inglês errado, os brasileiros recriminam e desdenham de quem fala errado, sempre corrigindo para mostrar superioridade, os gringos em si não acham ruim que se fale errado.
Você também deve achar engraçadinho ouvir um inglês falar "copacabana" ou "carnaval", mesmo que falem errado o português você vai entender e vai se esforçar pra agradar ao máximo.
Parágrafo Dois -- Problemas
Problemas são um grande problema. Se você estiver com um problemão não vá muito fundo para resolvê-lo, com certeza há alguém muito grande por trás dele e você vai se ferrar, deixa quieto que a vida continua, o importante é ter saúde.
Se o problema for pequeno, lembre-se de que sua vida é curta, não perca muito tempo com ele, tente uma vez e na metade da segunda tentativa deixa ele pra lá, você tentou.
Se você não estiver com problema algum isso é muito grave, arrume logo um, antes que arrumem pra você. Vão te pedir, implorar, esmolar e te chingar caso voce não ajude.
Arrumar um problema é uma excelente maneira de afastar problemas dos outros. Se mesmo com um problema insistirem pra você ajudar, conte esse problema de uma forma escabrosa, na pior forma possível, logo logo se afastará para não sobrar pra ele.
Parágrafo Três -- Descendência
Por mais que tenha sido colonizada por portugal, essa terra possui gente do mundo todo, todos atrás de trabalho e fugindo de guerras. Nosso povo é de paz e não arruma confusão, se der deu, se não der não deu, vamos trabalhar e nos divertir pra esquecer os problemas (vide parágrafo Dois).
Parágrafo Quatro -- Diversão
Nosso povo é o mais festivo do planeta, seja no esporte, em festas populares, em tudo.
E é aquela alegria culpada, tão culpada que se você for um bom brasileiro, vai se acabar de alegria e em seguida vai ficar pensando que é uma coisa fútil e que não leva a nada, mas pensa: "se todo brasileiro faz, vou fazer também" e cai na folia novamente.
É como uma ressaca. Se diverte demais e sofre demais, e em momento nenhum estará satisfeito, seja com o seu time, seja com sua bebida, muito sempre é pouco. E quando vem a ressaca fica puto, seja com o político oportunista da diversão, seja com os seus compatriotas que não se atentam a isso e ficam por aí se divertindo.
Os brasileiros usam muito bem a diversão para esquecer os problemas, faz parte do talento, mas o talento serve tanto para a diversão quanto para o problema, pois até da diversão ele vê o problema de estar se divertindo ao invés de resolver os problemas, e que uma boa maneira de resolver os problemas é se divertindo.
Isso é meio confuso mas é aonde mora o talento do brasileiro, caberia até mesmo um parágrafo sobre esse talento.
Parágrafo Cinco -- Política
Vendo esse cenário onde problemas são ignorados pelo brasileiro, o próprio brasileiro incondicionalmente quer mais trabalho e diversão (para aliviar as dores), são refugiados não só de guerra, mas de todas as situações que não o agradam, e têm um talento nato para festividades logo sempre haverá alguém mais espertinho que vai acabar o explorando, isso é fato, consumado e escrito por Deus, portanto não lute contra (lembra do Parágrafo Problemas?!).
Conformismo é a essência.
Viva a sua vida, faça a sua parte. Se dar bem, todos queremos e se for com menos esforço, melhor. Lembre-se, se voce está se dando bem, pode ter certeza que tem alguém se dando melhor, então não se sinta culpado.
Isso resume a política desse país, onde todos já nascem prontos para exercê-la (vide Parágrafo Seis)
Paragráfo Seis -- Estilo de vida
Não restrinja o parágrafo anterior à política, se você tiver a chance de se dar bem em qualquer coisa que seja, FAÇA, não pestaneje, se você não fizer, alguém o fará e vai rir da sua cara. Seja jogando bola, fazendo compras, o que for, oportunidades de se dar bem um pouco sempre aparece, quanto mais o fizer melhor.
Existem oportunidades de se dar muito bem, mas essas dão trabalho, tomam tempo, são arriscadas e aparecem de vez em quando, então não poupe esforços nas pequenas chaces de passar outro pra trás. Se serve de consolo, passar outro pra trás pode servir de incentivo ao próximo, ele vai se ver na pior e reunirá forças pra se levantar. Você estará ajudando alguém a melhorar.
Busque sempre uma forma de aliviar sua consciência e siga em frente.


Resolvi parar de ler e me aventurar, e até com esperança de colaborar com esse manual, ver se é verdade mesmo ou se tem algo errado sei lá, me animou.

Mas foi quando li uma observação que jamais um Brasileiro ajudou nesse manual, talvez não tivessem tempo lutando contra indiferenças ou se divertindo curtindo essa terra que Deus nos deu, e que foi escrito por um falecido estudioso da BBC ao chegar no céu, empolgado dizia que queria ter vivido mais nessa terra e que o sonho dele era ser brasileiro, ele seria mais feliz... e eu, já me formando em brasilidade, pensei - Gringos...

Nenhum comentário: